BomDePesca
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acessórios que fazem parte da tralha do pescador

Ir para baixo

Acessórios que fazem parte da tralha do pescador Empty Acessórios que fazem parte da tralha do pescador

Mensagem  Marcos A,Cavalcanti 1/6/2010, 6:24 am

Pois é Pessoal:
Cada acessório tem sua importância dependendo da modalidade de pesca que praticamos e considerando que muitas vezes além de pescar, acampamos, lampião, refletor, fogareiro e lanterna, tornam-se indispensáveis, quando local escolhido não possue enegia elétrica, ou não tem uma lanchonete á nossa disposição e principalmente quando se pratica a pesca noturna, que é da preferência de muitos como eu, portanto, integram minhas tralhas de pescaria.
Tenho notado, que boa parte dos pescadores, experientes ou não, tem problemas relacionados com o uso adequado destes acessórios e muitas vezes, estão relacionados com a falta de manutenção dos mesmos.
Os experientes sabem que pelo menos três componentes giclês e borrachas de vedação e camisinhas são importantes, porém, esquecem de levar e aí, como se diz na gíria " a porca torce o rabo", então o que fazer?
Alguns acham que é o registro destes acessórios, que regulam a luminosidade ou chama necessária, porem na realidade, é o giclê que tem esta função e como sofrem a ação do próprio gás, a manutenção se fáz necessária, quando notamos que a chama ou luminosidade está amarelada, ou o mesmo está entupido.
Para limpá-lo ou desentupí-lo é simples, basta desrosqueá-los do registro, usando uma chavinha de boca que acompanha estes acessórios e na falta dela, um alicate de bico.
Com este alicate, prender o giclê e fazer pressão na valvula do bujão e o ar comprimido do mesmo, já é suficiente para resolver o problema. Depois para se certificar do resultado, basta olhar o giclê contra a luz e observar que os "minusculos furinhos" estão isentos de sujeira, daí rosqueá-los novamente no registro.
Esta é a forma correta, portanto, nunca use agulhas por mais finas que sejam, tentando fazer o mesmo, elas danificam este componente.
Também fáz parte do registro, a borracha ou anel de vedação, que é posicionado na base do mesmo, com o tempo ela se desgasta e fáz com que o gás escape e fora o fato de não ter como reabastecer o bujão, corre-se riscos de acidentes.
Na falta, podemos substituir temporáriamente por fitas de vedação, usadas em conexões plásticas.
No caso de lampiões e refletores, são as camisinhas responsáveis pela intensidade de luz, então ter alguma sobressalente é indispensável.
No caso das lanternas, dispensa-se qualquer comentário, entretanto hoje em dia, existem aquelas recarregáveis em energia elétrica, com maior potência em iluminação e considerando o custo x benefícios, valem mais a pena, do que as tradicionais a pilha, aliás estas, causam problemas ao meio ambiente.
Todos estes acessórios tem peças de reposição: giclês, aneis, peneiras, queimadores e registros, encontrados em lojas que vendem acessórios para fogão e até nas lojas de pesca.
Agora a questão é a seguinte:
Entre o lampião ou refletor, qual o mais adequado para a pesca noturna de barranco?
Alguem pode afirmar: Tanto fáz, ambos servem, certo?
Errado. O lampião é na verdade mais indicado para oferecer luminosidade no acampamento, no pesqueiro torna-se incoviniente, porque além de iluminar todo ele, reflete sombras, tanto do pescador como de suas tralhas e isto pode até espantar os peixes.
Assim neste caso, o refletor é o mais adequado, pois ilumina a frente do pesqueiro, não reflete sombras e pode até atrair os peixes para o pesqueiro, em especial na pesca da tilápia ou lambarís.
Pois é companheiros, na arte de pescar, sempre podemos aprender com os outros, concordam?



Acessórios que fazem parte da tralha do pescador Lampiao%20refletor%20peneluppiAcessórios que fazem parte da tralha do pescador Lanterna_ff308_2_pilhas_pequenas_aa_panasonic_245Acessórios que fazem parte da tralha do pescador Lamp%20roa%20gas%202%20amarrasAcessórios que fazem parte da tralha do pescador ?i=16290070Acessórios que fazem parte da tralha do pescador 00745_cicleyAcessórios que fazem parte da tralha do pescador 367-1
Marcos A,Cavalcanti
Marcos A,Cavalcanti

Mensagens : 19
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 78
Localização : CURITIBA/PR

http://marcaopescador.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos