BomDePesca
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul

4 participantes

Ir para baixo

Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul Empty Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul

Mensagem  silvio bizum 22/11/2008, 7:14 am

"Secretária acredita que vazamento de inseticida pode ter sido maior que o anunciado por empresa

Publicada em 21/11/2008 às 23h34m
Bom Dia Rio, Isabela Bastos, Tulio Brandão e Dicler de Mello e Souza - O Globo e CBN

Peixes mortos no rio / Foto: Felipe de Souza / Diário do Vale

RIO - Depois de vistoriar a indústria química Servatis, em Resende, que seria a responsável pelo despejo do pesticida endosulfan no Rio Pirapetinga, afluente do Paraíba do Sul, a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos afirmou que o vazamento pode ter sido muito maior que os 1,5 mil litros anunciados pela Servatis, como informa reportagem publicada neste sábado pelo jornal O Globo (acesso à íntegra somente para assinantes). Já o delegado da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) Fernando Reis disse que pode pedir a prisão dos responsáveis pela empresa.

- Se a negligência for provada, vou pedir a prisão dos responsáveis pela fábrica e pelo vazamento. Em primeira análise, parece ter havido negligência - disse o delegado, que confirmou que a Servatis e seus responsáveis foram indiciados pelo crime.

Nesta sexta-feira foi iniciada a retirada dos peixes mortos, com barcos cedidos pela Superintendência estadual de Rios e Lagoas, Defesa Civil e bombeiros. Estima-se as equipes retirem pelo menos três toneladas. A Feema recomendou aos moradores dos municípios do Médio Paraíba que não consumam peixes. Apesar disso, vários pescadores e moradores retiravam peixes mortos do rio. Nesta sexta, foram suspensos os abastecimentos de Vassouras e Três Rios. Marilene diz que a medida é preventiva, porque as análises de água nesses locais ainda não ficaram prontas.

Em entrevista coletiva, o diretor industrial da Servatis, Uataul Teixeira, alegou que a empresa protocolou informação sobre o vazamento no dia seguinte ao acidente na Feema e no Ministério Público. A Servatis estuda medidas de compensação ambiental, como a reposição de alevinos e o reflorestamento da mata ciliar.
Secretaria interdita empresa por vazamento de produto tóxico no Rio Paraíba do Sul

A Secretaria estadual de Ambiente interditou nesta sexta-feira a empresa Servatis, por causa do vazamento de pesticida no Rio Paraíba do Sul , segundo a rádio CBN. A secretária Marilene Ramos fez uma operação com agentes da Cicca (Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais), da Secretaria, e policiais da DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente) nesta sexta na empresa, que tem sede em Resende e constatou que ela opera em condições precárias de segurança.
Segundo Marilene Ramos, o vazamento ocorreu por causa de um dreno instalado indevidamente.

- A empresa só vai poder voltar a operar depois de realizar uma auditoria ambiental independente, que aponte todas as falhas, todas as inseguranças existentes e depois que ela venha a sanar estas inseguranças - disse Marilene à rádio CBN.

Ao inspecionar a Empresa Servatis, a equipe encontrou diversas irregularidades, principalmente quanto ao armazenamento de seus produtos.

- A partir desta segunda-feira, a empresa passará por uma rigorosa auditoria ambiental. Ao vistoriar a empresa, nós constatamos que o armazenamento de resíduos do pesticida Endosulfan está totalmente inadequado, representando risco iminente de vazamento para o meio ambiente. A empresa também responderá por omissão, uma vez que os proprietários não comunicaram o vazamento, em tempo ágil, às autoridades ambientais - disse Marilene Ramos.

Segundo a secretária, a empresa Servatis é reincidente. Isso porque, há cerca de três meses, houve vazamento do gás inseticida Dimetutato. O caso não foi comunicao para as autoridades.

Em nota, a Servatis reconheceu ser a responsável pelo despejo acidental de produto tóxico usado na fabricação de inseticida, que acabou provocando mortandade de peixes.

A empresa foi autuada pela Feema, mas o valor da multa ainda não foi definido.

Técnicos da Feema coletaram amostras de água do Paraíba do Sul nesta sexta e constataram que o curso d'água está nos níveis aceitáveis para abastecimento não oferecendo qualquer risco à saúde da população.

Segundo a rádio CBN, o resultado da análise da água coletada no Rio Paraíba do Sul deve ficar pronto na semana que vem.

Os diretores da Empresa serão ouvidos, nesta segunda-feira (24/11) na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, em São Cristóvão e poderão ser indiciados por crime ambiental. Na terça-feira, a Ceca, durante reunião de deliberação, deverá estipular o valor da multa a ser aplicada à empresa, que pode ser superior a R$ 10 milhões.

Os responsáveis pela empresa responderão por crime ambiental. Nesta quinta, o delegado adjunto da 93ª DP (Volta Redonda), Michel André Murillo Floroshk, autuou a empresa por provocar a morte de animais da fauna aquática. Floroshk mandou coletar a água e os peixes do rio. Floroshk vai verificar ainda se houve omissão por parte da Secretaria Estadual do Ambiente ou da Feema.

Segundo a secretária do Ambiente, apesar de ter transcorrido mais de 38 horas entre o acidente e a ordem para interromper o bombeamento de água, não existe possibilidade de o produto tóxico ter atingido as cidades às margens do Paraíba do Sul e as águas captadas pela Light em Barra do Piraí.
Cedae: Postura de responsáveis por vazamento em afluente do Paraíba do Sul foi criminosa

O presidente da Cedae, Wagner Victer, disse na manhã de quinta-feira que a postura dos responsáveis pelo vazamento foi criminosa e irresponsável. O vazamento causado pela empresa Servatis, em Resende, provocou a interrupção do abastecimento de água de seis cidades do Médio Paraíba e uma mortandade aguda de peixes na região. Somente na manhã de quinta-feira é que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente liberou a captação de água no Rio Paraíba do Sul para o sistema Light.

Segundo Victer, os responsáveis pela empresa não entraram em contato com as autoridades para que fosse deflagrado um plano de emergência para conter o acidente. Para evitar que o Rio Guandu (que abastece o Região Metropolitana do Rio) fosse afetado, foi interrompida a transposição na estação de Santa Cecília. A Cedae fará o monitoramento da mancha de poluição, dentro de sua concessão, até a sua chegada ao mar.

Pelo menos 1,5 mil litros de endosulfan - inseticida organoclorado com alto teor tóxico - foram despejados no rio na terça-feira, no pátio da indústria química.

O pesticida que contaminou o Paraíba foi banido na União Européia e é usado com restrição em vários países, devido ao seu alto potencial tóxico - a substância se acumula no corpo e ataca o sistema neurológico. Em depoimento à Feema, os funcionários da empresa disseram que o acidente ocorreu durante o descarregamento do produto. Uma mangueira se soltou sem que ninguém percebesse e os tanques de contenção estavam com o dreno aberto.
"

Ai eu pergunto.........fazer o que ???
Se as autoridades ambientais não agem, quem vai agir ???
Eu aqui fico imaginando essa água poluída chegar nos garimpeiros e eliminá-los todos com uma dose única....... cheers cheers cheers cheers


É verdade.......tem coisa que é preciso ser destruída para que consiga construir de novo.

Quero ver aquele pessoal lá do sul fluminense que pesca naquela represa lá cheia de Tucunaré e agem como se vivessem no Paraíso.........e agora ???? Será que vai arder no deles ?????????

[]s
silvio bizum
silvio bizum

Mensagens : 698
Data de inscrição : 21/02/2008
Idade : 66
Localização : Santº Antº de Pádua

http://luresbizum.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul Empty Re: Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul

Mensagem  Convidad 22/11/2008, 11:46 am

Silvio,
nesta viagem que fiz a Campinas tambem vi represa sendo construida no Paraiba do Sul ja em Sao Paulo. Obras gigantescas. Eh bem verdade que a represa de Nazare em SP, vista da margem da rodovia eh linda. Deu vontade de voltar la para tentar pescar.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul Empty Re: Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul

Mensagem  silvio bizum 22/11/2008, 4:48 pm

Jorge .......aos poucos esse povo de Fábricas e Empreiteiras vão destruindo o meio ambiente com a cumplicidade dos órgãos ambientais.......tem jeito não, é como falei, melhor seria destruir tudo de uma vez.

[]s
silvio bizum
silvio bizum

Mensagens : 698
Data de inscrição : 21/02/2008
Idade : 66
Localização : Santº Antº de Pádua

http://luresbizum.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul Empty Re: Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul

Mensagem  silvio bizum 24/11/2008, 3:28 pm

Olha ai o link para a Notícia........http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM916034-7823-TONELADAS+DE+PEIXES+MORTOS+SAO+ENCONTRADOS+EM+MINAS+GERAIS,00.html

Vou tentar salvar e postar no Youtube
silvio bizum
silvio bizum

Mensagens : 698
Data de inscrição : 21/02/2008
Idade : 66
Localização : Santº Antº de Pádua

http://luresbizum.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul Empty Re: Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul

Mensagem  Convidad 24/11/2008, 3:58 pm

Eh Silvio, e quantos nao estao comendo destes peixes e bebendo esta agua?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul Empty Re: Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul

Mensagem  silvio bizum 24/11/2008, 4:09 pm

Pois é Jorge.......viu o tamanho do Dourado.....já tava podrão....meio ambiente é dever de todos, um dia ainda vão entender isto.
Niinguém foi preso.........ai que esta o problema, quando começarem a prender a coisa vai começar a andar.
silvio bizum
silvio bizum

Mensagens : 698
Data de inscrição : 21/02/2008
Idade : 66
Localização : Santº Antº de Pádua

http://luresbizum.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul Empty Re: Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul

Mensagem  Convidad 25/11/2008, 11:12 am

Vi esta tarde uma reportagem, ate grande, no jornal local da Globo, um sujeito segurava um dourado de uns 8 kg, esta em Sao Fidelis. Agora a tarde a mancha tem previsao de chegar a Campos. Por onde passa estao parando a captacao de agua, mas tem gente com peixes moribundos na mao para levar como alimento. No

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul Empty Re: Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul

Mensagem  silvio bizum 26/11/2008, 5:38 am

Diagnóstico do DESASTRE ; Este ano não terá desova no Paraiba do Sul.........essa cambada de criminosos que destruíram os Dourados estão todos soltos..........e os Dourados e Robalos mortos por inseticida.


[]s


* Diagnóstico dado pelo Biológo do Projeto Piabanha.



Cadê você Gama ???
silvio bizum
silvio bizum

Mensagens : 698
Data de inscrição : 21/02/2008
Idade : 66
Localização : Santº Antº de Pádua

http://luresbizum.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul Empty Re: Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul

Mensagem  silvio bizum 26/11/2008, 5:59 am

Acabamos de receber informação do Biólogo do Projeto Piabanha que o DESASTRE ocasionou a interrrupção da desova este ano no Paraiba do Sul, o que ocorre é que durante esta época do ano os peixes de PIRACEMA tomam o canal do rio e como estavam ainda a duas semanas de atingir a maturação nos ovócitos , o inseticida atingiu-os em cheios em sua maturação..........canalhas, picaretas, empresários travestidos de bandidos......o que revolta é este tipo de fábrica já estão proibidas de atuar no primeiro mundo ( EUA, Inglaterra,Canadá,França, Alemanha, Japão e etc etc ).....vem pra cá e com a complacência do Governo passam a produzir substância que na terra deles é proibido.

Dourados de 15/13/14/11/8/7/6/ Kg estão boiando as margens do Paraiba do Sul........Robalos de 4/5/3/6 Kg aos montes mortos nas margens......carpas nem tem conta.......

Mas tem uma coisa que é ainda pior.........a INDIFERENÇA
silvio bizum
silvio bizum

Mensagens : 698
Data de inscrição : 21/02/2008
Idade : 66
Localização : Santº Antº de Pádua

http://luresbizum.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul Empty Re: Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul

Mensagem  Gama_fly 26/11/2008, 8:57 am

É Silvio, e ainda temos que pagar licença de pesca embarcada para pegar nada, porque o pouco que tinha foram esterminads por essa quadrilha de bandidos, que se dizem impresários, eu ficou imaginando, como pode o governo permitir a construção desse tipo de indústria às margens de rios.
Dá pra intender?
Gama_fly
Gama_fly

Mensagens : 420
Data de inscrição : 05/10/2008
Idade : 77
Localização : Campos dos Goytacazes

http://pdi-piabanhasdoimbe.forumeiro.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul Empty Re: Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul

Mensagem  silvio bizum 26/11/2008, 9:22 am

Entender até dá Gama........mas na minha visão nós não temos uma lei que diga assim : " O autor de crime ambiental terá reclusão de 5 a 15 anos sem direito a fiança "> Paragráfo único : Autor para efeito desta lei é Gerente,Diretor, Proprietário, Acionista Majoritário e et ce tcew tc "........a lei é dubia, permite interpretações diversas e sempre a favor do réu.......isto é Brasil.........veja só........aqui em Padua temos uma industria de extração de Pedra Ornamental muito forte......a FEEMA veio aqui e obrigou a todas as serrarias de pedras a sairem da beira do rio.........ora as serrarias produzem pó de pedra que de química não tem nada........correto ???.......então, porque a FEEMA não vai lá nesta PORRA de Fábrica de inseticida e OBRIGA a esta cambada de PUTO a se mudarem para outro local como fizeram aqui com a INDUSTRIA da pedra que não poluí com química ?????

Vai entender..........isso ai é intere$$$$$$$$e forte Gama


Última edição por silvio bizum em 26/11/2008, 4:26 pm, editado 2 vez(es)
silvio bizum
silvio bizum

Mensagens : 698
Data de inscrição : 21/02/2008
Idade : 66
Localização : Santº Antº de Pádua

http://luresbizum.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul Empty Re: Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul

Mensagem  Convidad 26/11/2008, 3:25 pm

A cada momento as noticias sao piores.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul Empty Re: Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul

Mensagem  Convidad 26/11/2008, 5:36 pm

O amigo Edval no PDP postou algumas fotos deste desastre no Paraiba do Sul e dentre elas ha um animal aquatico que nao conhecemos, o que seria amigos?

Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul 1250280307fj0

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul Empty Re: Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul

Mensagem  silvio bizum 27/11/2008, 1:35 am

Jorge .......se não for um MUÇUM dos grandes não sei o que pode ser.
silvio bizum
silvio bizum

Mensagens : 698
Data de inscrição : 21/02/2008
Idade : 66
Localização : Santº Antº de Pádua

http://luresbizum.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul Empty Re: Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul

Mensagem  diego_rj 27/11/2008, 2:19 am

Uma cobra?!

diego_rj

Mensagens : 140
Data de inscrição : 02/11/2008
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul Empty Re: Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul

Mensagem  Gama_fly 27/11/2008, 2:22 am

Uma cobra?!

Diego no meu entender é um Muçum
Gama_fly
Gama_fly

Mensagens : 420
Data de inscrição : 05/10/2008
Idade : 77
Localização : Campos dos Goytacazes

http://pdi-piabanhasdoimbe.forumeiro.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul Empty Re: Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul

Mensagem  diego_rj 27/11/2008, 2:26 am

Muçum feio dos infernos! Parece uma Sucuri anã! Que treco esquisito...
Muçum que conheço é diferente, não tem essa cabeça de cefaléia gigante... o fromato da cabeça acompanha o corpo...

diego_rj

Mensagens : 140
Data de inscrição : 02/11/2008
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul Empty Re: Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul

Mensagem  Convidad 27/11/2008, 3:40 am

Silvio,
obrigado, eh isto mesmo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul Empty Re: Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul

Mensagem  Normando 28/11/2008, 5:47 pm

Se for realmente ENDOLSSULFAN, preparem-se para o pior! O veneno é altamento tóxico para organismos aquáticos mesmo em pequenas dosagens e muito persistente. Rezem para que chova bastante, prá ver se diminui um pouco a concentração do produto! Mesmo assim haverá um rastro de destruição! É lamentável!!!! No No No
Normando
Normando

Mensagens : 9
Data de inscrição : 14/11/2008
Idade : 67
Localização : Inhapim MG

Ir para o topo Ir para baixo

Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul Empty Re: Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul

Mensagem  silvio bizum 29/11/2008, 5:48 am

Normando escreveu:Se for realmente ENDOLSSULFAN, preparem-se para o pior! O veneno é altamento tóxico para organismos aquáticos mesmo em pequenas dosagens e muito persistente. Rezem para que chova bastante, prá ver se diminui um pouco a concentração do produto! Mesmo assim haverá um rastro de destruição! É lamentável!!!! No No No

Normando como técnico você sabe do que está falando.......mas o problema já esta ocorrendo.......o pessoal do projeto Piabanha foi na Represa de Fernando Lobo logo abaixo de Porto Novo do Cunha e passaram a rede com a autorização do IBAMA e não acharam nem Lambari ( a idéia era fazeer uma testemunhagem ).........NADA........e ainda tem o fato dos pescadores profissionais estarem se mudando com REDES e TARRAFAS para o Rio Pomba, que definitivamente não irá suportar esta pressão de pesca predatória........as coisa estão se encaminhando para a destruição total deste meio ambiente aqui........ Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil ........as construtoras de barragem devem estar rindo á toa........chego até a desconfiar........mas seria muita teoria da conspiração pra minha cabeça........

affraid affraid affraid
silvio bizum
silvio bizum

Mensagens : 698
Data de inscrição : 21/02/2008
Idade : 66
Localização : Santº Antº de Pádua

http://luresbizum.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul Empty Re: Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul

Mensagem  Normando 29/11/2008, 5:19 pm

Outra coisa que estou achando estranho! Não vejo nada na "grande imprensa" nem citações no canto da página! E olha, que isto é muuiiiiiiiiiitooo mais grave que aquele rompimento de barragem que aconteceu alguns anos atras! Presenciei dois acidentes aqui na região, numa psicultura não sobrou nem um organismo vivo(visivel), acompanhei o esvaziamento dos tanques. E olha que foi só uma deriva de pulverização!
affraid affraid affraid
E fiquem atentos! Mesmo que a empresa seja multada, os recursos vão para o caixa único do estado, daí já viu né, quem realmnte sofreu fica na dependência da boa vontade do governo. Seria bom, que vocês consultassem alguém da área jurídica, prá ver se o ministério público de algum município atingido entrasse com uma ação civil pública no sentido da empresa ser obrigada fazer o repovoamento do rio. O município pode alegar os prejuízos sofridos com o turismo, pesca artezanal, etc..
Normando
Normando

Mensagens : 9
Data de inscrição : 14/11/2008
Idade : 67
Localização : Inhapim MG

Ir para o topo Ir para baixo

Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul Empty Re: Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul

Mensagem  Normando 29/11/2008, 5:27 pm

Tenho um velho amigo pescador, O Mário; nosso Guru! Todo o ano ele vai ao Paraíba do Sul pescar dourados! Contei prá ele a história, o velho chorou! No No No
Normando
Normando

Mensagens : 9
Data de inscrição : 14/11/2008
Idade : 67
Localização : Inhapim MG

Ir para o topo Ir para baixo

Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul Empty Re: Desastre ambiental.........Inseticida no Paraiba do Sul

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos